São Paulo instaura sindicância para investigar caso do 'Camarote do Morumbis'

MatériaMais Notícias

da brdice: O São Paulo abriu uma sindicância para apurar áudios vazados nos quais Douglas Schwartzmann, dirigente das categorias de base, e Mara Casares, ex-esposa do presidente Julio Casares, são citados em um suposto esquema de comercialização clandestina de ingressos de camarote do Morumbis. 

continua após a publicidadeRelacionadasSão PauloDouglas Schwartzmann e Mara Casares se manifestam após polêmica no São PauloSão Paulo15/12/2025São PauloÁudio vazado aponta atuação de diretores do São Paulo em esquema ilegal de camarotesSão Paulo15/12/2025São PauloSão Paulo: após venda ilegal de ingressos, conselheiros discutem futuro de CasaresSão Paulo15/12/2025

da lvbet: O caso também avançou para o Conselho Deliberativo do clube. Com um requerimento formal subscrito por 50 conselheiros, o presidente do órgão é obrigado a convocar uma reunião extraordinária para discutir o tema e analisar as circunstâncias envolvendo as denúncias.

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo

Reunião do Conselho

O LANCE! apurou que parte do Conselho Deliberativo discute qual será o caminho a ser adotado diante do caso. Há conselheiros que defendem avançar imediatamente com um pedido de impeachment, enquanto outros avaliam a abertura de uma apuração de responsabilidade. No momento, o debate gira em torno do formato e do amparo regimental do pedido.

continua após a publicidade

Segundo informado à reportagem, existem diferentes possibilidades previstas no estatuto e no regimento interno do clube. Uma delas permitiria, a qualquer momento, a renúncia do presidente caso dois terços do Conselho Deliberativo votem nesse sentido. Além disso, há outros caminhos regimentais em estudo para encaminhamento da questão.

Documento da oposição analisa polêmica envolvendo áudios vazados

Conselheiros do São Paulo afirmam ter recebido com indignação a reportagem publicada nesta segunda-feira pelo ge, que divulgou áudios indicando o envolvimento de Mara Casares, conselheira deliberativa e diretora feminina, cultural e de eventos, e de Douglas Schwartzmann, conselheiro deliberativo e diretor adjunto do futebol de base, em um suposto esquema de desvio de receitas provenientes da venda de ingressos de camarotes do Morumbi durante o show da cantora Shakira.

continua após a publicidade

➡️Áudio vazado aponta atuação de diretores do São Paulo em esquema ilegal de camarotes

Os áudios também citam o superintendente do clube, Marcio Carlomagno, apontado como responsável por conceder o camarote utilizado no episódio. Este grupo do conselho defendem o afastamento cautelar imediato de Julio Casares e de Marcio Carlomagno, além do afastamento de Mara Casares e Douglas Schwartzmann de suas funções no Conselho Deliberativo.

Veja o documento na íntegra

Na qualidade de conselheiros deliberativos do São Paulo Futebol Clube, tomamos conhecimento, com profunda consternação, de matéria publicada nesta data (15 de dezembro de 2025) pelo portal Globo Esporte, de autoria do jornalista Bruno Giufrida.

Os áudios divulgados na referida reportagem indicam o envolvimento da Sra. Mara Casares, conselheira deliberativa e diretora feminina, cultural e de eventos; e do Sr. Douglas Schwartzmann, conselheiro deliberativo e diretor adjunto do futebol de base; em esquema manifestamente vexatório de desvio de receitas oriundas da comercialização de ingressos de camarotes do Estádio do Morumbi, por ocasião de show da cantora Shakira. O atual superintendente do Clube, Marcio Carlomagno, também é citado por Douglas Schwartzmann que afirmou: “ele será mandado embora, porque foi ele que concedeu o camarote para ela (Mara)”.

Cumpre destacar que os citados agentes ocupam cargos de elevada relevância na estrutura administrativa do Clube. A Sra. Mara Casares, inclusive, é esposa do atual Presidente da Diretoria, Sr. Julio Casares. É inegável assim que os envolvidos são pessoas próximas, pessoal e profissionalmente, do mandatário máximo do Clube. Registra-se também que o camarote que ensejou a conversa gravada está localizado à frente da sala da Presidência do Clube, local físico em que o próprio Presidente Julio Casares e o Sr. Marcio Carlomagno trabalham diariamente.

Diante desse contexto, torna-se praticamente impossível afastar a hipótese de ciência por parte do mandatário máximo do Clube nos fatos noticiados, circunstância que impõe de forma indiscutível, o seu afastamento cautelar, em conjunto com seu Superintendente, dos respectivos cargos. É fundamental que a Sra. Mara Casares e o Sr. Douglas Schwartzmann também sejam afastados de forma cautelar de suas posições no Conselho Deliberativo.

O objetivo do afastamento cautelar imediato dos envolvidos busca assegurar a plena, independente e imparcial apuração das responsabilidades. Os membros do Movimento Salve o Tricolor Paulista atuarão com a urgência junto aos órgãos oficiais do Clube, observando rigorosamente os trâmites formais, para que todas as medidas cabíveis sejam adotadas e os fatos sejam apurados com a seriedade, a transparência e o rigor que a Instituição e sua torcida exigem, observando o direito ao contraditório e a ampla defesa, em que pese constar do áudio a confissão, in verbis: “Então, teve negócio que você ganhou dinheiro, eu ganhei, todo mundo ganhou. Mas foi feito na confiança. Coisa errada? Errou, tem que comer com farinha.”

São Paulo se manifestou

Após a publicação da reportagem da Globo, o São Paulo informou pela manhã que irá tomar as medidas cabíveis e que tanto Douglas quanto Mara pediram licença de seus cargos.

– O São Paulo Futebol Clube informa que tomou conhecimento do conteúdo do áudio por meio da imprensa e que realizará a devida apuração dos fatos. Com base nessa análise, o Clube adotará as medidas que se mostrarem necessárias. Na manhã desta data, os conselheiros Douglas Schwartzmann e Mara Casares solicitaram licença de seus respectivos cargos na gestão – publicou o São Paulo.

Tudo sobre

Futebol NacionalSão Paulo

You may also like...